Como atrair RTVs? 4 dicas práticas.
Está muito difícil fechar vagas comerciais (RTVs) para empresas do agronegócio, atualmente.
Isso por que quase todo mundo está buscando expandir suas equipes de vendas e, com isso, a relação demanda x oferta fica desbalanceada.
Quando abordamos RTVs para novas vagas boa parte simplesmente responde que não estão avaliando novas oportunidades.
Em geral os motivos são:
1. Estou bem aqui na empresa, me sinto valorizado.
2. Minha remuneração variável é agressiva (10 a 12 salários).
3. Não avalio sair da minha região.
E aí, como podemos motivar s RTVs a considerar novas oportunidades?
Aqui na Glue HR Solutions usamos o conceito do Golden Circle do Simon Sinek quando vamos “vender” uma nova oportunidade de carreira para os candidatos.
Qualquer comunicação ou nova abordagem, começamos explicando o “Porquê” do nosso parceiro e da vaga.
Só depois é que falamos sobre “Como” e por último o “O quê”.
Dessa maneira, se os valores do candidato estão alinhados com os valores da empresa que está recrutando, isso faz com que ele pelo menos pare para ouvir e se engajar com a oportunidade.
Para nossos clientes que enfrentam dificuldade de atração de RTVs damos 4 dicas:
1. Ofereça salários e benefícios competitivos. Não tem milagre, você precisará ter uma estrutura de remuneração compatível com o mercado.
2. Desenvolva uma cultura organizacional forte e atraente. Promova um ambiente de trabalho colaborativo, flexível, com liderança e comunicação efetiva e use isso como forma de se diferenciar da concorrência.
3. Utilize as redes sociais e outras plataformas para divulgar sua marca empregadora. Fale bastante sobre sua cultura, seus valores, propósito, destaque os benefícios e oportunidades que sua empresa oferece. Incentive seus funcionários a também falarem sobre como é trabalhar em sua empresa.
4. Ofereça oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Comunique para o mercado sobre os programas de treinamento e capacitação que sua empresa tem e mostre as possibilidades de ascensão na carreira de possíveis candidatos. Isso demonstrará que a empresa valoriza o desenvolvimento e o potencial de seus funcionários.
O básico bem feito é o segredo para um bom processo de recrutamento & seleção.
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