Conheça as 3 estratégias para melhorar seu recrutamento e seleção
A disputa pelos melhores talentos já está alta e tende a crescer, em todos os setores.
Segundo pesquisa da Think Work, 67% das empresas apontam que o alinhamento com a cultura e os valores corporativos será o principal fator, inclusive, para ajudar no preenchimento de vagas em 2022. Algo que leva ao ao segundo grande desafio do RH para 2022, citado por 31% dos profissionais: a atração de talentos.
Implicações
As principais implicações disso é uma mudança no modo de trabalhar R&S:
- Concorrência acirrada pelos melhores talentos, deve acentuar a necessidade de se buscar proativamente candidatos.
- Pressão maior em cima dos recrutadores para fechar as posições em aberto e com maior velocidade.
- Quantidade menor de candidatos se aplicando às vagas.
- Maior rejeição à propostas de contratação por parte dos candidatos.
Por conta desse cenário, ter uma boa estratégia de Recrutamento & Seleção será fundamental.
Estratégias para recrutamento de excelência
Parceria com as áreas de negócio
- Os recrutadores recebem demandas de todas os lados. Por isso é fundamental entender as prioridades dentro das organizações. É importante ter clareza de quais vagas são mais ou menos urgente.
- É preciso contar com a rede de contatos das áreas de negócio. A responsabilidade de atrair não é só do recrutador. Todos na empresa, mas principalmente a área envolvida com uma vaga, tem responsabilidade de divulgar as posições.
- Para diminuir o impacto de um banco de currículos reduzidos, é importante divulgar a empresa regularmente. Ações consistentes de Employer Branding são um grande diferencial na atração de talentos.
Amplie suas buscas
- Contrate pelo potencial, não pelas credenciais. Amplie suas possibilidades indo além do CV. Busque por profissionais que tenham formações ou venham de mercados não tradicionais, mas que possuam as habilidades necessárias para desempenhar uma função. Lembre-se a diversidade de pensamento é fundamental para melhores resultados.
- Aumente sua área de busca incluindo outras localizações. Com a nova realidade de candidatos e empresas melhores adaptados ao trabalho remoto, morar perto da empresa já não é mais tão importante.
- Repense a necessidade de outros idiomas com pré-requisito da seleção. Ter inglês avançado ou fluente ainda é gargalo para quase todas as vagas. Isso vale para qualquer outra segunda língua.
- Não esqueça do seu público interno. Existe alguém com capacidade dentro da empresa? Vale a pena dar uma chance.
Processo seletivo humanizado
- Processos seletivos com várias etapas e muitos selecionadores causam lentidão nas decisões, e pior, tendem a proporcionar piores resultados. Otimize seu processo e agilize as decisões. Crie uma seleção mais objetiva.
- Compartilhe o propósito. Mostre para o mercado por que sua organização existe e que impactos ela quer causar no mundo. Cada vez mais os talentos se engajam ao redor de um propósito e usam isso como principal critério na hora de escolher a empresa em que querem trabalhar.
- Seja flexível. Deixe claro ao candidato que é possível negociar uma forma de trabalho que melhor atenda as necessidades dele também. É importantíssimo ter políticas de home-office. As pessoas querem ser vistos como pessoas e não recurso.
Nós da Glue HR acreditamos que a Gestão de Talentos é o tema mais estratégico dentro das organizações. E qualquer estratégia de negócios, deve ter as pessoas em seu centro.