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Conheça as 5 carreiras Agro em alta em 2022

O agronegócio e especialmente o mercado de trabalho é bastante dinâmico. Todo ano as necessidades mudam, provocando um maior ou menor interesse em determinadas competências e especialidades.

Assim, para quem está começando agora e quer direcionar a carreira, ou para quem já tem experiência e está precisando de novos desafios, listamos as carreiras mais aquecidas em 2022, e que acreditamos continuará assim por alguns anos.

1. RTV Biológicos

O segmento de biológicos está bastante aquecido. As empresas inseridas nesse mercado tem experimento crescimentos acelerados, as vezes dobrando de tamanho. Muitas delas passaram por rodadas de investimento ou foram adquiridas com plano forte de expansão.

Nesse contexto as cadeiras comerciais tem sido muito demandadas, principalmente os RTVs.

As empresas estão formando ou reforçando os seus times comerciais. A intenção é solidificar presença nas regionais e dar capilaridade de forma a atingir os objetivos agressivos de vendas.

O interessante é que o mercado não tem muitos RTVs prontos, com conhecimentos técnicos e comerciais consolidados. Isso abre espaço para profissionais que não tenha experiência no setor, mas demonstrem capacidade de aprendizado e habilidade para trabalhar a venda de valor agregado.

As remunerações praticadas tem sido bastante atrativas, inclusive com bônus por resultado se aproximando dos praticados pelas grandes multinacionais de Defensivos Químicos.

As posições de Diretoria ou Gerência estão quase todas preenchidas, com uma outra exceção. Ainda sim, podem surgir algumas oportunidades ao longo dos anos com movimentações entre as empresas.

2. Gerente de Produto

Ainda no setor de Biológicos, outra cadeira aquecida é a de Gerente de Marketing de Produto.

Esse profissional é responsável por olhar para o futuro do setor e pensar quais necessidades novos produtos podem preencher. Ele ficará a frente dos projetos de inovação em produtos, direcionando o time de P&D. Além disso, tem que pensar o plano tático e estratégico do portfolio atual a fim de suportar as projeções de crescimento.

Costumamos dizer que essa cadeira é de ciclo longo. Os profissionais que já ocupam essas posições são resistentes em mudar para um novo desafio, pois, precisam ainda entregar resultados consistentes. Isso abre espaço para profissionais de outros setores, mas que estejam se atualizando com conhecimentos específicos em Biológicos.

É preciso ter uma formação técnica forte, preferencialmente Mestrado ou Doutorado em Nutrição e/ou Proteção de Planta. Estar antenado com as movimentações do segmento, conhecer os players envolvidos, quais produtos tem se destacado, quais barreiras o setor tem encontrado, bem como ser criativo para imaginar novas soluções em produto também é fundamental.

Vai se destacar aquele que tiver pensamento estratégico, capaz de escutar atentamente o cliente na ponta e usar isso para inovar. Também precisa saber conversar e articular com muitas áreas dentro da empresa, por isso, habilidades interpessoais são fundamentais aqui.

Vemos muitas oportunidades dentro dos Biológicos, mas em nutrição e defensivos também temos lançamentos de novos produtos e podem surgir boas oportunidades.

3. Desenvolvimento de Mercado

A carreira técnica também está em alta. As empresas já entenderam que a venda de seus insumos deve ser cada vez mais qualificada. A nova geração de produtores é tecnificada e com acesso a muitas informações. O processo de vendas obrigatoriamente passa por um convencimento técnico, apresentação de resultados. O famoso relacionamento, tomar um cafezinho já não é garantia de fazer negócios.

Nesse contexto, o profissional técnico, mas que possua habilidades de comunicação e relacionamento, é bastante procurado. A capacidade de traduzir o conhecimento técnico em uma linguagem acessível e de fácil compreensão para o produtor e para o time comercial é imprescindível.

É preciso investir em uma boa formação técnica, com especializações, mestrados ou doutorados nas áreas de Nutrição, Fisiologia ou Proteção de plantas.

Vemos muitas oportunidades para esse tipo de profissional em todos os segmentos. Seja atuando com nutrição, defensivos, biológicos, saúde animal, etc.

4. Head de Digital

A posição de Head de Digital continua em alta em 2022 e deve continuar assim pelos próximos anos.

Todas as multinacionais do agro possuem alguma iniciativa digital. A todo momento surge uma nova Agrotech promissora.

Profissionais que tenham uma mentalidade digital, com conhecimentos fortes em Marketing Digital, Gestão e Ciência de Dados, BI, Novos Negócios, Parcerias, Gestão de Projetos Ágeis, ainda são raros dentro do Agronegócio.

Ainda é muito difícil importar esse tipo de profissional de outros segmentos da economia, pois o conhecimento do cenário Agro no Brasil é imprescindível para o sucesso dessas iniciativas. É preciso entender o cliente, o setor, suas particularidades, regionalidades, capacidade de distribuição, logística, etc.

Aqui é muito importante apostar em especializações e cursos relacionados com o digital. Ter certificações é um grande diferencial. Se o profissional tiver experiência em startups ou se participou de alguma iniciativa digital em multinacionais do agronegócio, com certeza tem uma empregabilidade alta.

Vamos incluir também outras oportunidades na área de tecnologia, com várias posições de desenvolvedores front end, back end, UX, etc.

5. Recursos Humanos

As empresas do agronegócio tem tomado consciência sobre a importância de um trabalho bem feito na área de desenvolvimento organizacional. Criar estratégias, ações e ferramentas que fortaleçam a marca empregadora será fundamental daqui para frente.

Nesse sentido, vemos muitas oportunidades acontecendo para os profissionais de DHO.

São várias iniciativas que passam por treinamentos, desenvolvimento de carreiras, mudanças culturais, employer branding, avaliação de performance, universidades corporativas, etc.

Existem oportunidades em todos os níveis, desde analistas até diretoria de RH, e em todos os sub-segmentos como Nutrição, Defensivos, Cooperativas, Sementes, Grupos Agrícolas, Grupos Pecuários, Saúde Animal, Nutrição Animal, Tecnologia, Bancos, Startups, etc.

Aqui o importante é mostrar a capacidade que o RH tem de ser parceiro do negócio. Trazer fatos e dados de como essas iniciativas tem impactado o negócio de outras empresas, mostrar benchmarking com outros segmentos é um grande diferencial. Quem souber aplicar Peoples Analytics, sem dúvida será muito abordado.

Aí estão, 5 carreiras Agro promissoras em 2022.

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