Skip to main content

Olá pessoal! Tudo bem? Estamos muito felizes de estar aqui com vocês! A ideia deste espaço é compartilharmos ideias e refletirmos juntos sobre dificuldades e soluções, pensando em atração e retenção de talentos no Agro.

E nossa primeira reflexão é:

Será que as empresas do Agro são bons lugares para se trabalhar?

Antes de você responder que O-B-V-I-O que são! Não confunda a pujança e as oportunidades que o setor traz ou a qualidade dos produtos que ele produz com Marca Empregadora! Hoje, para ter profissionais apaixonados, engajados e produtivos em sua empresa, é preciso de mais!

O mercado de trabalho mudou e o jogo virou! Cada dia mais, são os talentos que escolhem as empresas em que querem trabalhar. E para uma empresa ser escolhida, é preciso bem mais do que um bom salário, é preciso ter um Propósito conectado ao de seus candidatos!

Somos profissionais do Agro e já estivemos do outro lado da cadeira. Colaboramos com diversas empresas do setor e sabemos bem o quanto elas têm espaço para melhorias, sobretudo quando falamos de Talentos.

Prova disso é que olhando o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar do Great Place To Work (GPTW), Linkedin, Indeed, Gupy, entre outras, pouquíssimas empresas do Agro aparecem nessas listas!

Será que as empresas do Agro são bons lugares para se trabalhar?

Talvez porque a maioria ainda não participa desse tipo de iniciativa. Pode ser! Mas isso já é um indicativo de que esse tipo de avaliação pode não ser importante para a empresa ou de que ela sabe que ainda não está preparada para isso, que não vai ter uma boa avaliação.

Isso não é vergonha para ninguém! O importante é querer mudar! E muitas já vem mudando:

“60% das empresas do mundo enxergam o Employer Branding como prioridade.” (Pesquisa Universum, 2021).

Estamos repensando nossas vidas e isso vem mexendo com a prioridade dos candidatos. A satisfação de unir trabalho a propósito, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, aliados a benefícios relevantes e reconhecimento, hoje falam mais alto do que uma remuneração alta ou trabalhar em uma marca de renome.

“… Sim, eles querem salários, benefícios e vantagens, mas mais do que isso, eles querem se sentir valorizados por suas organizações e gerentes. Eles querem interações significativas, não apenas transações.” (Pesquisa McKinsey, 2021)

Temos visto uma tremenda dificuldade de empresas de todos os setores e tamanhos do Agro em atrair e reter talentos. E isso não tem só a ver com o aquecimento do mercado! Tem a ver com o que sua empresa não é, não tem ou não faz pelos seus colaboradores!

Queremos ajudar a mudar isso! Queremos que as empresas do Agro sejam cada vez melhores e atrativas, não só para os clientes, mas também para os profissionais!

Será que as empresas do Agro são bons lugares para se trabalhar?

Isso é assunto para os próximos artigos!

Semanalmente falaremos das principais dores que as empresas Agro vem enfrentando e de como a Glue pode ajudar!

Acompanhe através do site e de nossas redes sociais.

Leave a Reply