Skip to main content

Cada dia mais o Recrutamento e Seleção se torna mais desafiador, já que são os profissionais que escolhem onde querem trabalhar e não mais ao contrário. A cada nova geração, os profissionais se tornam mais exigentes e questionadores, buscando não só um emprego para se sustentarem, mas um propósito de vida e um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

No Agro, não é diferente e, por ser um setor bastante específico, com suas particularidades, nos traz ainda mais desafios para atrair e reter talentos.

A localização é um dos principais desafios

Recrutamento e seleção

Ponto marcando mapa

Atrair profissionais para locais longe dos grandes centros, com pouca infraestrutura é um dos principais desafios. Há um tempo, profissionais da área de agrárias, se formavam sabendo que, muito provavelmente, se mudariam para alguma fronteira agrícola e se deslocariam mais algumas outras vezes, já que é normal ser transferido de região, conforme área de atuação, desempenho, afinidade ou necessidade.

Atualmente, com a chegada da digitalização no Agro e da pandemia, que acelerou bastante este processo, possibilitou a muitos profissionais a trabalharem no modelo home office ou híbrido, não tendo a necessidade de morarem na mesma cidade que a sua sede da empresa.

Além disso, a pandemia nos trouxe fortes reflexões sobre vida profissional X vida pessoal, trazendo uma nova visão sobre qualidade de vida, saúde mental, tempo com a família etc. E para muitos profissionais, não faz mais sentido morar tão distante e/ou levar a família para lugares sem infraestrutura por conta de dinheiro ou um degrau a mais em sua carreira.

Sem contar que recrutar para áreas remotas é bem diferente de recrutar para grandes cidades. Muitos dos profissionais não estão presentes nas redes sociais, dificultando bastante a busca e o contato, já que em muitos lugares não tem sinal de telefone, nem de internet.

Os benefícios precisam melhorar

Poucos benefícios também são um desafio, principalmente para fazendas e empresas novas no mercado, nas quais muitas delas querem trabalhar no modelo PJ, sem benefícios. Este modelo de trabalho pode sim ser atrativo a médio-longo prazo, mas no curto prazo, é bem difícil.

Nas fazendas, o principal benefício é a moradia, onde o trabalhador fica isento de pagar aluguel, luz, água, às vezes alimentação e transporte para a cidade, mas por outro lado falta assistência médica, odontológica, bonificação anual sobre resultados.

A falta de clareza sobre o perfil do profissional e escopo da vaga é bem comum

Recrutamento e seleção

Diversas empresas no Agro, sobretudo as indústrias, já têm processos e setores bem consolidados. Todavia, a grande maioria, principalmente grupos agropecuários, ainda têm uma gestão familiar e não contam com o setor de RH. É o próprio dono quem busca os profissionais, a maioria das vezes através de indicações de seus colaboradores e vizinhos ou contrata uma consultoria especializada.

Neste contexto, é bem comum que o contratante não tenha claro o nome do cargo, nem a senioridade, nem o escopo da vaga. Como ele e a família fazem um pouco de tudo, muitas vezes ele tem esta percepção do profissional, o que causa grande confusão no R&S.

Empresas desconhecidas são menos atrativas

Ter uma Marca Empregadora forte é estratégico para atração, engajamento e retenção de profissionais. Pesquisas mostram que a maioria dos candidatos buscam informações em redes sociais sobre a Cultura da empresa e a avaliação da mesma pelos colaboradores antes de se candidatar à vaga.

Empresas desconhecidas, sem site, sem perfil no Linkedin, Glassdoor etc têm mais dificuldade para atrair profissionais. É preciso não só ter clareza sobre sua Cultura, seus diferenciais e divulgá-los aos colaboradores e ao mercado.

Uma vez que o candidato se enxerga e se encanta pela Cultura da empresa, fica mais fácil atraí-lo e até pode superar as dificuldades de localização, remuneração.

Um Consultor de R&S especializado no Agro faz toda a diferença

Recrutamento e seleção

Dado o exposto, a contratação de um Consultor de R&S especializado no Agro faz toda a diferença. O conhecimento regional, das diferentes culturas, das diferentes áreas em que o agronegócio se divide e o networking no setor permite ao Consultor auxiliar o cliente tanto no desenho da posição, como na busca do profissional.

Uma maior agilidade e assertividade no processo seletivo, reduz custos e aumenta a possibilidade de que a parceria Empresa & Profissional seja produtiva, feliz e duradoura.

Acesse o nosso site e conheça as soluções GlueHR

Leave a Reply