Skip to main content

Tema que até esses dias era chamado de “moda”, a Diversidade e Inclusão hoje é uma das pautas mais faladas no mundo corporativo. Não por ser “bonito”, mas sim por ser necessário. Por estar diretamente ligada à performance da empresa.

Moda, obrigação ou necessidade?

Diversidade e Inclusão

Diversidade e inclusão

Sim, no início, muitas pressionadas por uma questão de boa prática e/ou “obrigadas” por clientes e fornecedores.  A Nasdaq, por exemplo, passou a exigir que as empresas participantes da Bolsa adotem e divulguem ações de Diversidade. Já a Gerdau, já cobra isso de seus fornecedores.

Atualmente, com o assunto mais consolidado, vemos que o tema passou a ser um dos pilares mais importantes das empresas, já que o aumento da Diversidade e Inclusão está diretamente relacionado ao aumento de performance da companhia.

Pesquisas comprovam os benefícios de times diversos

Os ganhos com o aumento da Diversidade estão aí na mídia para todo mundo ver. Diversas empresas já trazem case e resultados que mostram os ganhos de performance dos times. Ganhos esses que não ficam só no financeiro, mas também ganhos de criatividade, ideias, aprendizados, empatia, respeito.

De acordo com a pesquisa do Mckinsey (2020), realizada na América Latina:

  • Empresas com uma liderança mais diversa tinham probabilidade 25% maior de superar a performance financeira de seus pares;
  • Empresas mais diversas étnica e culturalmente tiveram performance financeira superior (36%) às menos diversas.

Dessa maneira, é preciso ir além da fala, é preciso agir

Como tudo que faz parte da Cultura da empresa, a Diversidade e Inclusão precisa ser vista no dia a dia e não apenas falada.

Contudo, também não faz sentido apenas contratar pessoas diversas e “abandoná-las” à própria sorte. É preciso planejamento, é preciso engajar os colaboradores com o tema, é preciso garantir segurança física e psicológica para que as pessoas se sintam confortáveis em ser o que são e desempenhem o seu máximo.

E quando falamos em inclusão, o assunto vai mais além. As empresas precisam incluir não só pessoas diversas, como também, por exemplo, mulheres grávidas, profissionais mais experientes, refugiados etc. Estes, através de suas ricas experiências, também podem contribuir muito com a empresa.

 

Agro: um setor ainda engatinhando no tema

Diversidade e Inclusão

Falamos em artigo anterior que o Agronegócio ainda tem muito o que avançar na pauta Diversidade e Inclusão. Ainda é muito comum achar que Diversidade é ter bastante mulheres no quadro de colaboradores.

Um case interessante que vem sendo bastante divulgado é o da Bayer, que se posicionou clara e fortemente em relação a ataques homofóbicos a um vídeo protagonizado por um influenciador. Um ótimo benchmarking para as empresas do setor.

Área interessante para se aperfeiçoar

 

Por ser uma “novidade”, atualmente ainda existem poucos profissionais prontos para atuarem na área de Diversidade e Inclusão, sendo que a grande maioria aprendeu o que sabe no dia a dia. Também existem poucos cursos voltados ao tema.

A @Glue vê isso como uma oportunidade para profissionais da área de RH que gostam do tema e, até como uma oportunidade de entrada no mercado de trabalho.

Diversidade e Inclusão = ganhos para todos

Dado o exposto, é ponto comum que com a Diversidade e Inclusão todos ganham. Quem ainda não percebeu isso e/ou não se movimentou sobre o assunto, não só não tem responsabilidade social, como não tem responsabilidade com o seu negócio.

A @Glue acredita em Talentos, independente de cor, classe, credo, sexo, idade, faculdade etc. Acreditamos que as empresas deveriam concentrar suas forças em atraí-los, engajá-los e retê-los. E, com certeza, o sucesso destas ações passa pela Diversidade e Inclusão.

Leave a Reply