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Eu, intuitivamente, antes de saber o que era isso, sempre dei muito valor ao Propósito da empresa, Cultura, Ambiente de Trabalho, muito mais do que salário ou nome da companhia.

Já aceitei cargos e remunerações abaixo que o meu atual, pensando na possibilidade de ser mais feliz, mais realizada, de fazer realmente a diferença. Mas sempre fui vista como meio “louca” por já falar disso há muito tempo, numa época em que isso não passava de “mimimi” para as empresas do Agro.

Enfim, um assunto que parecia loucura há cinco anos, hoje é o assunto (e a dor) do momento!

Dez em dez profissionais vem repensando sua relação com o trabalho e com a empresa. E de uma coisa temos certeza: O salário já não é o mais importante!

“58% dos brasileiros agora escolhem, deixam, evitam ou consideram empregadores com base em seus valores e crenças. Com a pandemia, salários altos, por si só, não são mais suficientes para incentivar empregados a trabalhar mais ou por mais tempo em uma empresa.” (Pesquisa Edelman Trust Barometer, 2021)

Se por um lado isso é bom para as empresas, porque agora existem outras variáveis a serem avaliadas pelo candidato, fazendo com que empresas menores, mais novas, mais enxutas, e até com uma remuneração menor, antes não atrativas para muitos profissionais, se tornem até mais interessantes do que outras maiores e mais consolidadas.

Por outro lado, as companhias ainda têm muito o que avançar neste tema, para que a empolgação da contratação não se transforme em frustração. Você precisa oferecer ao candidato o que você é e realmente tem, não o que você espera ser e ter daqui a 10 anos!

Então a mudança precisa começar agora!

Mudar não é mais questão de querer e sim de necessidade! É questão de vida ou morte para seu negócio! É questão de produtividade, de lucratividade, de crescimento!

Como? É preciso olhar para dentro, entender as necessidades e vontades dos seus colaboradores, e também, para fora, para seus futuros talentos. E, a partir daí criar Planos de Ação.

Um plano para entender a sua cultura e o “clima” em sua organização, um plano de atração, de divulgação de vagas, um processo seletivo ágil e saudável, um on-boarding inspirador, com expectativas claras e feedbacks, plano de comunicação interna, de gestão de mídias sociais, de inclusão e impacto social, dentre outros.

Não é fácil, nem rápido, são muitas ações. Mas garanto que todas valerão cada centavo, o qual será triplicado, quintuplicado pelo seu colaborador engajado.

“Brasileiros querem gerar impacto positivo e as empresas devem agir movidas por valores: 67% esperam que a organização atue de acordo com seus valores, mas só 45% afirmam que sua organização atual atende suas expectativas.” (Pesquisa Edelman Trust Barometer, 2021)

Empresas, a balança que pendia para o lado do dinheiro, hoje pende para o SER FELIZ!

Agora é preciso mais do que salário e nome! É preciso ter propósito! Ter valores alinhados com os de seus talentos! É preciso se importar de verdade e construir uma relação autêntica, para que seja duradoura!

Precisa de ajuda? Vem para Glue!

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