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Cultura organizacional como estratégia de atração, retenção e engajamento

A nossa relação com o mercado de trabalho mudou e muito. Só nos últimos meses vimos matérias trazendo estatísticas sobre como a geração millenium prefere pedir demissão e ficar desempregados do que ser infeliz no trabalho, o fenômeno da grande resignação que começou nos USA mas chegou no Brasil e várias pesquisas de consultorias renomadas como Gallup, Mckinsey, Great Place to Work, Delloit, explorando aspectos diferentes dessa transformação.

Grande parte da mudança nessa relação, passa pela mudança na estrutura de poder da relação empregado-empresa. Empregados hoje tem um grande poder de barganha, maior mobilidade, maior flexibilidade de trabalho e mais acesso a novas oportunidades.

Assim, é preciso que as empresas e suas lideranças se tornem irresistíveis para atrair, reter e engajar os melhores talentos. Ações e programas isolados de RH não respondem mais à essas necessidades. É preciso criar uma experiência para os funcionários que seja coerente e atrativa.

Uma maneira de tornar a sua empresa irresistível é trabalhando melhor a cultura organizacional.

Ficam aqui algumas sugestões:

Sugestões para tornar sua empresa atrativa

Cultura organizacional

Confira, a seguir, as nossas dicas para tornar a sua empresa irresistível para os talentos de qualidade do mercado.

Faça um assessement da cultura organizacional

O primeiro passo em direção a deixar sua empresa irresistível é conduzir uma boa avaliação do seu momento atual. Comece listando os aspectos da cultura organizacional que você gostaria de promover, e depois aplique questionários em seus funcionários para entender o quão presente essas características estão presentes no dia-a-dia da empresa.

Adicionalmente, existem hoje ferramentas de gestão de talentos que ajudam as
organizações a avaliar, monitorar e gerenciar o sentimento dos funcionários e a
cultura. Essas ferramentas podem ajudar sua liderança a entender melhor os
níveis de engajamento da sua organização, bem como determinar o surgimento de alguns problemas.

Considere sua cultura organizacional durante o recrutamento e o onboarding

A maioria das empresas ainda não percebeu, mas engajamento e retenção
começam no recrutamento & seleção.

Desde o processo de aplicação à uma vaga, filtragem dos currículos, a escolha
dos candidatos que serão entrevistados até quais pessoas dentro da organização irão entrevistar. Começa ao identificar quais aspectos da cultura e da estratégia você quer dar ênfase, e então buscar ativamente essas características nos candidatos.

A maior parte das empresas não levam em consideração o fit cultural quando
recrutam novos candidatos. Não é o suficiente somente avaliar o CV e entrevistar por uma hora. Faça com que o candidato tenha contato com várias pessoas dentro da organização de forma que ele possa sentir sua cultura. Esses encontros permitirão também que vocês conheçam melhor o candidato e entendam se ele é um bom fit.

A prioridade é encontrar pessoas que também compartilhem do seu propósito. Ainda, o onboarding de novos colaboradores deve incluir uma imersão nos valores e cultura da companhia.

Enquanto as primeiras semanas no trabalho são o melhor momento para clarificar aspectos chaves da cultura da empresa, o processo de onboarding deve incluir contatos periódicos ao longo de um ano para ter certeza que seu novo contratado continua engajado.

Lidere pelo exemplo

Uma cultura empresarial forte, começa por todos aqueles que estão no topo da estrutura hierárquica. As companhias com as melhores culturas tem líderes que personalizam ela.

Você pode falar sobre sua cultura o quanto quiser, mas se a liderança não viver o que ela prega, os funcionários perceberão a desconexão entre prática e discurso e perderão o respeito pela empresa. Por outro lado, se a liderança realmente estiver alinhada com o propósito, missão, visão e valores essa cultura fará parte do DNA da organização.

Comunique para o mercado a sua paixão e propósito

Ao invés de só comunicar a paixão pela última linha do P&L (lucro), as empresas culturalmente fortes comunicam sua paixão pela missão e visão, enquanto se mantém fiéis aos seus valores.

O fato é que funcionários movidos por um propósito são mais engajados pois
sentem que seu trabalho tem algum significado. Eles tendem a permanecer pois se sentem inspirados a contribuir com algo maior do que eles mesmos.

Além disso, as lideranças os ajudam a fazer a conexão entre o trabalho do dia-a-dia e o propósito da companhia.

Nós gravitamos em torno de ideias e isso vale também para os talentos que
queremos atrair. Fale para o mercado de trabalho sobre suas convicções, sobre o que move a organização, aquilo que de fato ela acredita. Naturalmente aqueles que compartilham dessas crenças gravitarão para o seu processo de seleção.

Considere sua presença nas redes sociais, seu conteúdo, bem como capacite as
pessoas para serem porta-voz da sua cultura nesses ambientes.

Valorize seus empregados

Um dos valores mais importantes que as empresas deveriam ter é o de valorizar seus funcionários. As companhias com a melhores culturas empresariais consideram a felicidade dos seus colaboradores tão importante quanto a satisfação dos seus clientes.

Para isso, é importante demonstrar que nos importamos não só com palavras, mas com ações concretas. Algumas maneiras de mostrar isso incluem:

  • Um pacote de remuneração e benefícios atrativos (fator nº 1 na satisfação de funcionários);
  • Promoção do equilíbrio entre vida pessoal e trabalho;
  • Flexibilidade (trabalho remoto, horários, etc.);
  • Programas de desenvolvimento pessoal;
  • Oportunidades de avanço na carreira;
  • Distribuição dos lucros e resultados;
  • Criar oportunidades para que os funcionários ofereçam feedback e sejam levados a sério;
  • Programs de reconhecimento dos funcionários;

Uma parte fundamental de se criar uma cultura empresarial irresistível é deixar claro para os empregados que a liderança é confiável e que eles se importam com o futuro de cada um deles, não só como empregados, mas como pessoas.

Cultive a relação entre seus funcionários

Uma forte cultura no local de trabalho requer que os empregados estejam conectados uns com os outros de maneiras positivas. Estudos mostram que amizades no local de trabalho aumentam a satisfação em até 50%, e que pessoas que possuem melhores amigos dentro da empresa são até 7 vezes mais propensas a se engajar completamente com o trabalho.

As pessoas geralmente são motivadas a permanecer no trabalho quando eles têm colegas dos quais gostam de estar perto. Assim, empresas que querem usar sua cultura como uma vantagem competitiva deveriam criar eventos e ocasiões nas quais seus funcionários pudessem se conectar com colegas e criar relacionamentos.

Abrace o aprendizado

Todo mundo comete erros ou está errado em algum momento. Uma empresa que valoriza o aprendizado através do erro ao invés de puni-lo, verá sua cultura florescer rapidamente.

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